quarta-feira, 25 de maio de 2011

A mídia como poder e controle


Por Tatiane Vegas
A mídia busca sempre se adequar ao seu público-alvo, ela se destaca por ser "manipulador” da sociedade. Isso ocorre de uma maneira inconsciente para boa parte do público.

Atualmente, é visível o quanto à mídia tem grande controle, o quanto faz com que a sociedade mude acreditando naquilo que vê e ouve. Seja através de realitys Shows, novela, noticiários, revistas e até mesmo em filmes e propagandas.

Esse controle, vemos também, pelo "Sistema de Vigilância" que o filósofo Francês Michel Foucalt apresenta, e suas idéias têm sido usadas na reflexão sobre o uso atual dos meios e estratégias de comunicação.

O pensador francês se inspirou no panóptico: modelo de sistema de reclusão imaginado por Jeremy Bentham pelo qual o presos se sentem observados, mesmo que de fato não sejam. Assim, podemos comparar ao modo que a nossa sociedade vive, como se fossem observados maior parte do tempo, como se alguém criticasse você por estar mais magrinho, mais gordinho, bem vestido ou por ter seus próprios gostos.

Com tudo, fica-se claro, a mídia controla a opinião pública, nos leva a consumir mais que o necessário, e o que na maioria das vezes o que nos influência são as propagandas. Hoje tudo envolve a mídia como, por exemplo, as situações, lugares, momentos...

Tudo faz parte desse poder disciplinar, ja que o homem é o principal alvo e objeto do poder, que tem como meta, a tarefa de incorporar nos corpos características de docilidade. Assim “a disciplina, segundo a genealogia foucaultiana, diz respeito tanto a uma modalidade de poder que se caracteriza por medir, corrigir, hierarquizar, quanto torna possível um saber sobre o indivíduo” (PINHO, 1998, p. 189). Sob o olhar da disciplina existem técnicas que norteiam todos os processos de modelagem, que se caso continuar, é obvio, seremos controlados pelo nosso desejo, por muitas vezes desnecessários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário